CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
O Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, em Viana do Castelo, é um órgão consultivo e colaborativo que visa apoiar e dinamizar a ação pastoral da comunidade. Composto por membros representantes dos diversos grupos e movimentos da paróquia, tem como objetivo refletir e propor ações para o crescimento espiritual e evangelizador da paróquia. O Conselho Pastoral trabalha em estreita colaboração com o pároco, ajudando a identificar as necessidades pastorais, promover iniciativas litúrgicas e sociais, e incentivar a participação ativa dos paroquianos na missão da Igreja. A sua missão é fortalecer a vivência da fé e promover uma comunidade unida e comprometida com os valores cristãos.
Do estatuto.
Todos os cristãos, consagrados pelo Espírito Santo através dos sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia), estão chamados, cada um segundo a sua condição (sacerdotes, consagrados e leigos), a colaborar ativamente na missão da edificação do Corpo Místico de Cristo, exercendo as suas responsabilidades pastorais ao serviço da comunhão orgânica da Igreja.
Os Pastores, pois, não podem limitar-se a reconhecer os carismas, os ministérios e as associações nas suas comunidades, mas, na sua função pastoral própria de santificar, ensinar e conduzir/governar o Povo de Deus, não podem agir sozinhos (LG 39): necessitam da cooperação dos leigos e religiosos; sem essa ajuda «o mesmo apostolado dos Pastores não poderia alcançar, a maior parte das vezes, a sua plena eficácia» (AA 30).
Assim, pois, todos os fiéis «têm o direito e mesmo a obrigação de manifestar o seu parecer no que convém ao bem da Igreja» (LG 37), tanto individualmente como em instituições estabelecidas pelo Código Direito Canónico: uma delas é o Conselho Pastoral, tanto diocesano como paroquial.
Corresponde especificamente a este organismo – Conselho Pastoral Diocesano e/ou Paroquial - estudar tudo o que se refere às atividades pastorais e, sobretudo, investigar, sugerir e propor conclusões práticas disso mesmo (c. 511), tendo como fim último o conformar a vida da comunidade e suas ações pastorais com o Evangelho.
Não é, pois, um órgão para tomar decisões (isto corresponde, respetivamente, no diocesano, ao Bispo, e, no Paroquial, ao Pároco), nem para levar a cabo umas ações (que sejam competência das comissões paroquiais), senão que, nele, se estuda e se dialoga sobre a caminhada pastoral da comunidade.
A possibilidade da constituição do Conselho Pastoral Paroquial já se previa no concílio Vaticano II como uma ajuda para o apostolado na e da paróquia (AA 26). Assim o confirmou também a circular da Congregação para o Clero, de 25.01.1973 (n. 12) e o Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos "Apostolorum Successores", (nn. 210-211). O Código de Direito Canónico, no seu can. 536 §1, faculta ao Bispo diocesano que, ouvido o Conselho Presbiteral, que se constitua, em cada paróquia, o Conselho Pastoral Paroquial, presidido pelo Pároco, com o fim de que, os seus membros prestem ajuda aos que, por seu ofício, já trabalham na cura pastoral da paróquia. Ultimamente, temos a Exortação apostólica "Christifideles laici", (cap. 27).
O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) é o organismo que, em comunhão com a Igreja diocesana, tenta realizar a unidade dos sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos a assumir a responsabilidade da missão da Igreja no âmbito da comunidade paroquial. Compete ao Conselho Pastoral estudar tudo o que se refere ao trabalho pastoral, apreciá-lo e tirar as conclusões práticas, com o fim de promover a conformidade de vida e atos do Povo de Deus com o Evangelho"
O CPP não é mais uma estrutura, mas um instrumento básico para viver e para obter a convergência, complementaridade e integração de todas as forças evangelizadoras da paróquia. Pode ser também o grande meio para educar e conduzir à participação corresponsável dos crentes. O CPP tem de ser a expressão do crescimento e maturidade eclesial da comunidade.
É um órgão instituído de acordo com o Cân. 536 do Código de Direito Canónico, destinado a prestar apoio ao Pároco na promoção da ação pastoral.
- É presidido pelo pároco e constituído pelos paroquianos representantes de todos os serviços e movimentos da Paróquia.
- O Conselho reúne em plenário pelo menos duas vezes em cada ano de atividades. Das reuniões são elaboradas Atas.
O CONSELHO PASTORAL é constituído pelos seguintes membros:
- Catequese 1º; 2º e 3º ano Teresa Queijo
- Catequese 4º; 5º e 6º ano
- Adolescentes e Jovens Irmã Isabel Lemos
- Animador - Grupo de Pais Francisco Sequeira
- Grupo de animadores Helena Ribeiro, Madalena Queirós e Tiago Castro Casal
- (Pais na Catequese Familiar) Elaine Pimenta
- Grupo de Jovens SER+ Leonor Ibarra
- Oficinas de Oração e Vida Cidália Matos
- Grupo de Leitores Pedro Ferreira
- Coro Paroquial
- 1ª Companhia Guias de Portugal Marta Costa e Margarida Silva
- Agrupamento de Escuteiros Chefe Abel e Chefe Cordeiro
- Caminho Neocatecumenal Laura Araújo
- Apostolado do Mar José Artur e Ana Castro
- Legião de Maria Cristina Gonçalves
- Pastoral da Saúde Lola Cruz
- Conferência Vicentina Manuela Viana
- Confraria Nª Srª da Agonia Camilo Gonçalves
- Externato São João Bosco Irmã Maria João
- Limpeza Igreja Agonia Cabral
- Comunicação Amanda Amorim
- Zeladores dos Altares Amélia Gavinho
- Fábrica da Igreja António Barroso
- Zelador Capela Stª Catarina Catarina Vilaça e Miguel Lima
- Zelador Capela Stª das Candeias Constantino Couteiro
- Comunidades de Vida Consagrada Irmã Adélia Teixeira Irmã Maria Celeste
