CONFERÊNCIA VINCENTINA
Esta Conferência já contou, ao longo dos anos, com muitos membros, mas o seu número foi diminuindo, sobretudo devido ao falecimento de alguns deles. Atualmente, é composta por três elementos:
- Maria do Carmo Pereira Palhares – Presidente
- Maria da Conceição Alheira Mendes – Vogal
- Maria Manuela Viana Fernandes – Secretária e Tesoureira
A nossa missão consiste em apoiar famílias carenciadas. Durante vários anos, esse apoio foi prestado sobretudo através de ajuda monetária, conseguida graças às quotas mensais dos nossos subscritores, aos peditórios feitos nas Missas, a donativos anuais da Câmara Municipal, da União das Juntas de Freguesia de Viana do Castelo e de alguns particulares. Felizmente, continuamos a contar com estes apoios, em especial da Câmara e da União de Juntas de Freguesia.
Os últimos tempos têm sido, no entanto, mais difíceis: por um lado, pela perda de alguns subscritores; por outro, pelo aumento dos pedidos de ajuda. Para dar resposta a esta situação, apresentámos em julho de 2018 uma candidatura ao Apoio Alimentar. Na altura, informaram-nos que existiam muitos pedidos pendentes e teríamos de aguardar. Entretanto, graças ao então Presidente do Conselho da Zona Norte, Dr. José Belo, recebíamos por ocasião do Natal e da Páscoa alguns produtos alimentares, o que nos permitia preparar cabazes, em conjunto com os bens que a Paróquia de Monserrate também nos oferecia e continua a oferecer. Contámos ainda, até setembro de 2022, com a ajuda preciosa da Presidente do Conselho da Zona Norte, D. Dora Malheiro.
Em outubro de 2022, o nosso pedido ao Banco Alimentar foi aceite, e desde então passámos a receber mensalmente bens alimentares destinados às famílias apoiadas.
Atualmente, damos apoio a 24 famílias, num total de cerca de 60 pessoas, incluindo crianças e adolescentes. Reunimos geralmente na última quarta-feira de cada mês, na minha casa, onde armazenamos os produtos recebidos (que, ultimamente, têm chegado em quantidade suficiente para dois meses). Nessas reuniões preparamos os cabazes, que são depois distribuídos pela D. Conceição Alheira, com a ajuda do marido, às respetivas famílias.
Mantemos também os peditórios no final das Missas de domingo: na Senhora da Agonia, pela D. Conceição, e em São Domingos, pela D. Fernanda Valadares, que, mesmo com problemas de saúde, teve a generosidade de se disponibilizar para este serviço.
Esperamos poder continuar a contar com os donativos habituais, que nos permitem não só preparar os cabazes alimentares, mas também apoiar algumas despesas urgentes das famílias, como água, luz, rendas e medicamentos.
Para qualquer pedido de ajuda, podem contactar:
- Manuela – 96 942 90 78
- Ou dirigir-se à D. Conceição, no final da Missa na Senhora da Agonia, ao domingo.
