ARTIGOS RECENTES

DOMINGO V DA PÁSCOA | ANO B

28  de abril de 2024

TEMA
A liturgia do 5º Domingo da Páscoa convida-nos a reflectir sobre a nossa união a Cristo; e diz-nos que só unidos a Cristo temos acesso à vida verdadeira.
O Evangelho apresenta Jesus como "a verdadeira videira" que dá os frutos bons que Deus espera. Convida os discípulos a permanecerem unidos a Cristo, pois é d'Ele que eles recebem a vida plena. Se permanecerem em Cristo, os discípulos serão verdadeiras testemunhas no meio dos homens da vida e do amor de Deus.
A primeira leitura diz-nos que o cristão é membro de um corpo - o Corpo de Cristo. A sua vocação é seguir Cristo, integrado numa família de irmãos que partilha a mesma fé, percorrendo em conjunto o caminho do amor. É no diálogo e na partilha com os irmãos que a nossa fé nasce, cresce e amadurece e é na comunidade, unida por laços de amor e de fraternidade, que a nossa vocação se realiza plenamente.
A segunda leitura define o ser cristão como "acreditar em Jesus" e "amar-nos uns aos outros como Ele nos amou". São esses os "frutos" que Deus espera de todos aqueles que estão unidos a Cristo, a "verdadeira videira". Se praticarmos as obras do amor, temos a certeza de que estamos unidos a Cristo e que a vida de Cristo circula em nós.

(in https://www.dehonianos.org/)

DIOCESE DE VIANA DO CASTELO CELEBRA DIA DIOCESANO DA SAÚDE

A Pastoral da Saúde - Viana do Castelo - Departamento Diocesano vai promover, no dia 4 de maio, no Centro Paulo VI, em Darque, no Arciprestado de Viana do Castelo, o Dia Diocesano da Saúde.

O Dia Diocesano da Saúde tem início às 09h00 e conta com dois fóruns sob o mote "Em que consiste o Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde e a quem se destina?" e "Cura dos doentes na comunidade cristã: proposta pastoral para «uma comunidade sanadora»".

As inscrições estão abertas até dia 30 de abril.

O Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese de Viana do Castelo vai promover, entre os dias 26 e 28 de abril, o próximo Convívio Fraterno no Seminário Passionista de Barroselas, Arciprestado de Viana do Castelo.

Segundo a organização, a abertura acontecerá no dia 25 de abril, pelas 21h00, no Seminário Passionista.

A inscrição deve ser feita em: https://forms.gle/UYLNj63XWoHJKeps8. "Se já participaste, convida um amigo a estar presente e junta-te a nós em oração pelo próximo Convívio Fraterno", apela.

A Nossa História

A Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate foi instituída em 23 de Janeiro de 1621.

Porém, a história da criação da Paróquia tinha começado 80 anos antes e envolveu quatro Arcebispos de Braga.

A primeira intenção de criar a Paróquia foi demonstrada em 1541, quando o Arcebispo de Braga, D. Frei Diogo da Silva, em visitação, tendo constatado o grande aumento demográfico da Vila de Viana, decidiu, após ouvir o Cabido e a Câmara, criar uma nova paróquia, e edificar outra igreja com a invocação do Bem-Aventurado Apóstolo, S. Paulo, na parte ocidental da Vila. O Arcebispo faleceu alguns meses depois e o processo não se concretizou.